Exames

Avaliação Auditiva Adulto

Audiometria Tonal

Exame realizado para determinar o nível mínimo de resposta auditiva para as freqências de 250Hz a 8000Hz em cada orelha e classificar o tipo e grau da alteração auditiva. O exame é feito em uma cabine acústica, na qual o cliente é orientado a fazer um sinal todas as vezes que escutar o estímulo auditivo.

Audiometria Vocal

Avalia as habilidades de percepção e reconhecimento dos sons da fala em cada orelha, desde a menor intensidade possível até a mais confortável, auxiliando na confirmação dos resultados da audiometria tonal. O exame é realizado em uma cabine acústica, na qual o cliente é orientado a escutar e repetir as palavras ditas pela fonoaudióloga.

Imitanciometria

Avalia a integridade da membrana timpânica, dos ossículos (martelo, bigorna e estribo) e da via auditiva no nervo auditivo até o tronco encefálico. É um exame objetivo e de fácil aplicação. Não é preciso responder ao exame.

Avaliação Auditiva Infantil

Audiometria de observação comportamental

Avaliação auditiva indicada do nascimento aos dois anos de idade, a fim de acompanhar o desenvolvimento das habilidades auditivas (detecção, localização, reconhecimento de sons). Consiste na apresentação de estímulos com diferentes frequências e intensidades para que a criança localize o som em diversas direções. Observa-se também a presença de reflexos, como o Reflexo Cócleo-Palpebral (RCP).

Audiometria de Reforço Visual (VRA)

Exame realizado para estabelecer o nível mínimo de resposta auditiva de crianças entre seis meses e dois anos. O teste é realizado em cabine acústica e consiste na apresentação de um estímulo auditivo e a cada localização correta a criança recebe um reforço visual (brinquedos luminosos). Os limiares auditivas podem ser pesquisados tanto com ou sem fones de ouvido.

Audiometria Lúdica

Exame realizado para determinar o nível mínimo de resposta auditiva de crianças. Indicado a partir de dois anos de idade. Utilizam-se jogos para uma avaliação mais divertida e agradável, transformando o exame em uma brincadeira.

Audiometria Vocal

Avalia as habilidades de percepção e reconhecimento dos sons da fala em cada orelha. Pode ser realizado a partir de um ano, quando a criança já consegue apontar partes do corpo, figuras e objetos.

Teste da Orelhinha

Emissões Otoacústicas

É o exame utilizado no Teste da Orelhinha, mas também pode ser feito em adultos e crianças maiores, São dois tipos de teste: emissões otoacústicas transientes e produto de distorção. Avalia a integridade da cóclea (órgão auditivo) de forma rápida e indolor. 

Em uma sala silenciosa, é colocado um aparelho na entrada do canal auditivo externo, o qual emite vários tipos de sons e capta a resposta das células sensoriais. 

Caso haja alteração neste exame, são necessárias outras avaliações para confirmar ou descartar uma perda auditiva.

PEATE automático ou BERA triagem

Avalia a integridade das vias auditivas centrais (nervo auditivo) até tronco encefálico em resposta a sons de fraca intensidade. É um exame rápido e indolor, realizado em sala silenciosa com a criança dormindo. São colocados eletrodos adesivos na testa, bochecha e nuca e inserido um fone na entrada da orelha que irá emitir estímulo auditivo. 

É realizado em bebês com algum indicador de risco para deficiência auditiva infantil e em casos de alteração do Teste da Orelhinha.

Adaptação de Aparelho Auditivo

Além da avaliação auditiva básica (audiometria e imitanciometria), outros exames são importantes durante a adaptação do aparelho auditivo, para averiguar o ganho e o benefício do usuário com as próteses.

Audiometria em Campo Livre

Exame realizado para medir o ganho funcional dos aparelhos auditivos, ou seja, o quanto a audição melhora com os aparelhos auditivos. É feito em cabine acústica com e sem aparelhos auditivos: o cliente é orientado a fazer um sinal todas as vezes que ouvir o estímulo auditivo. Com o resultado deste exame, é possível programar os aparelhos auditivos conforme for necessário.

Mapeamento de Fala (Ganho de Inserção)

Exame realizado para medir o desempenho dos aparelhos auditivos, sem a participação do cliente. O aparelho auditivo é colocado na orelha com um pequeno tubo próximo ao tímpano. O equipamento emite vários tipos de sons e capta a resposta dos aparelhos auditivos. A partir desta avaliação é possível fazer os ajustes necessários na programação dos aparelhos auditivos.

Conte Conosco

Nosso time de profissionais está pronto para ajudar você a escutar melhor e não perder mais nenhuma emoção da vida!